Luzes da Cidade é o filme de Chaplin que eu mais gosto e há muito tempo eu tenho vontade de escrever umas poucas palavras sobre ele. Foi lançado em 1931 e a sua estreia contou com a presença de Albert Einstein. Conta-se que durante esse encontro apareceu uma enorme multidão para prestigiá-los e então Chaplin teria falado a Einstein «As pessoas aplaudem-no porque nenhuma delas o entende e aplaudem-me porque todos me compreendem».
Charles Chaplin e Albert Einstein na estreia do filme Luzes da Cidade |
A ideia chave desse filme é mostrar que o essencial é invisível aos olhos, como disse Antoine de Saint-Exupéry e que só se vê bem com o coração. Outra interpretação que podemos tirar desse filme é que o Amor é cego e essa interpretação serve para fechar a minha série de textos sobre o Amor.
Dito isto passemos a exposição de alguns pontos chaves do filme. Recomendo para aqueles que ainda não o assistiram que parem a leitura nesse exato momento, pois informações do enredo serão descritas a seguir. Existe uma versão completa dele no youtube, para assisti-lo clique aqui.
O filme se desenvolve através de uma sucessão de 'erros' e confusões, tema este muitas vezes visitado no cinema de Chaplin, como por exemplo no filme o Pastor de Almas de 1923, o Circo de 1928 e o célebre O grande Ditador de 1941 - neste, esse tema foi usado da forma mais brilhante no cinema Chapliniano. O erro surge quando Carlitos tentando escapar da polícia entra por um lado de uma limusine e sai pelo outro. Ai reside o clímax e base sob a qual se desenvolverá toda a trama. Após o erro vem a confusão, que surge do fato da florista que se encontra na calçada ser cega, de modo que o bater da porta da limusine pelo vagabundo dá a ela a impressão que ele é afortunado. Chaplin demorou 534 dias até encontrar essa solução para o encontro entre o vagabundo e a florista. A solução de tão simples é genial. Chaplin empreendeu tanto tempo e esforço nessa cena não só por ser um exímio perfeccionista, mas por essa cena ser de vital importâmcia para os eventos que sucederão no filme. Ironicamente, o som que ele se recusou a usar nesse filme (diálogos) foi o que lhe inspirou a ter essa ideia, devemos notar no entanto que o som do bater da porta não é audível para o espectador, apenas fica subentendido.
No ano de 1967 o próprio Chaplin comentou sobre essa cena, a qual descrevo a seguir:
"Em 'Luzes da Cidade', a florista cega, ali tem uma linda dança. Tudo o que eu faço é uma dança. A garota estende a sua mão com uma rosa. O vagabundo, que não sabe que ela é cega, diz, 'Eu levarei esta aqui'. 'Qual?'. Ele olha para ela pensando, 'Que garota idiota!'. A flor cai no chão e a florista se abaixa para sentir onde ela está. Eu pego a flor e a fico segurando por alguns momentos. Ela fala, 'Você achou?'. Daí ele percebe. Ele segura a flor na frente dos seus olhos, faz somente um gesto. Pura dança".
Carlitos tratando a florista com desdém antes de saber que ela era cega. |
A outra confusão que é vital para o desenvolvimento da história é a que se estabelece quando Carlitos salva a vida de um milionário embriagado excêntrico. Este sempre que está bêbado toma Carlitos como um grande amigo não lhe negando algum favor que o vagabundo porventura lhe peça, mas quando sóbrio o ignora completamente. É nos momentos de embriaguez do milionário, que Carlitos pode se passar por um, alimentando a ilusão que fora provocada na florista.
Carlitos impede que o milionário cometa o suicídio. |
Carlitos deixando sua amada em casa após um passeio no carro do milionário. |
O filme se desenvolve, Carlitos lê no jornal que um médico descobriu a cura para a cegueira e ele se empenha em conseguir o dinheiro para realizar a cirurgia e também pagar o aluguel da casa da sua amada. Sem o apoio do milionário, ele decide arrumar um emprego chegando a ser até lutador de boxe, uma das cenas mais engraçadas de toda a sua obra.
Na luta de boxe. |
Em outra confusão gerada na trama, Carlitos é injustamente o suspeito de roubar o milionário e antes de se entregar a polícia passa na casa da florista para lhe dar o dinheiro do aluguel e da sua cirurgia, em seguida despede-se dela dizendo que passará uns tempos sem lhe dar notícias.
Meses depois, ao sair da cadeia com as roupas tremendamente gastas e visual bem maltrapilho ele passa no lugar em que conheceu a florista, mas não a encontra. Ele então perambula pelas ruas, se envolve em uma confusão com uns guris na rua que lhe enchem a paciência, isso permite o desencadear final da história, o reencontro entre o vagabundo e a florista, esta última agora uma empresária dona de uma bela floricultura e pode enxergar. Carlitos fica encantado ao vê-la, ela todavia acha a cena muito engraçada e nem sequer imagina que aquele 'vagabundo' é o homem que pagou-lhe a operação dando-lhe a 'luz aos seus olhos'. Carlitos então percebe a situação e tenta ir embora, mas ela então o chama para entregar-lhe uma flor e dar-lhe uma moeda, ao fazer isso ela toca na mão dele e então instantaneamente ela percebe que aquele homem maltrapilho a sua frente foi aquele que fez de um tudo para ela. Então bate-lhe uma espécie de remorso no olhar e um sentimento de culpa, quando então ela pergunta 'Você?', Carlitos então gesticula com a cabeça afirmativamente, todo sem jeito, em seguida faz uma pergunta simples mas imensamente profunda 'Você pode ver agora?', ela com olhar tristonho balança a cabeça num gesto afirmativo. O filme então se encerra com um close magnífico no semblante de Carlitos nunca visto antes ou depois em toda a filmografia de Chaplin (no filme o Grande Ditador, também é dado um close na figura de Chaplin, mas não tão aproximado quanto aqui e além disso, em Luzes da Cidade o semblante é de fato o de Carlitos -personagem-, enquanto que no Grande Ditador o semblante é do próprio Chaplin - pessoa -). No rosto do Vagabundo estão expressas a sensação de dor, vergonha, orgulho e amor todas ao mesmo tempo, gerando um efeito semelhante ao das cores do arco-íris que quando juntas desaparecem formando a cor branca.
Abaixo segue a sequência de imagens do reencontro entre Carlitos e a florista, vendo-as é fácil verificar que imagens falam muito mais que palavras, talvez tenha sido por isso que o próprio Chaplin foi tão relutante ao advento do cinema falado, nas palavras do mesmo:
"O som aniquila a grande beleza do silêncio"
Ao tocar a mão de Carlitos ela percebe que aquele homem maltrapilho a sua frente é o seu admirador que ela imaginava ser rico... |
Um misto de surpresa e remorso se apoderam do olhar da florista... |
Ela apalpa o vagabundo a fim de ter certeza de que ele é de fato o seu amado... |
Finalmente a fica caiu.... |
O antológico olhar de Carlitos com o qual o filme termina. |
Nos créditos dos filmes de Chaplin que sucederam a Luzes da Cidade não é feito mais referência ao "The Tramp", embora o visual de Carlitos ainda tenha aparecido em Tempos Modernos e O Grande Ditador.
Só nos resta imaginar o que sucedeu a esse reencontro...
Só nos resta imaginar o que sucedeu a esse reencontro...
Slots Casino & Resort, Las Vegas, NV - Mapyro
ResponderExcluirCheck 거제 출장샵 out our 영천 출장샵 map of Slot Casino & Resort, Las Vegas. See nearby restaurants, 용인 출장안마 live music at Slots 서울특별 출장마사지 Casino, and 영주 출장샵 nearby restaurants.